Acessibilidade: A A

O Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da USJT (PGEDF) originou-se de Núcleo de Pesquisa específico da área de Educação Física, constituído na USJT no início de 2001.

Assim, a criação do projeto de Programa de Pós Graduação consoante aos critérios de qualidade exigidos pela Área 21 da Capes, subárea de Educação Física, foi decorrência da reunião de professores competentes e altamente motivados, que tinham como meta produzir conhecimentos relevantes para a área, com uma instituição que se propunha a oferecer condições adequadas para o desenvolvimento desse projeto.

O PGEDF ofereceu primeiramente apenas o curso de Mestrado que, recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES em dezembro de 2003, deu início à 1ª turma em fevereiro de 2004. Naquele momento histórico existiam apenas outros 11 programas de Pós Graduação em Educação Física no País, sendo quatro no Estado de SP, dois em SC e um nos Estados do RJ, RS, MG, PR, DF, sendo o PGEDF-USJT apenas o quarto  em instituição privada, segundo no Estado de São Paulo, o que demonstra a relevância da obtenção da recomendação da Capes frente à alta demanda por qualificação docente.

Nas 1ª e 2ª Avaliações Trienais (2004-06 e 2007-09) o Programa obteve Conceito 4, demonstrando o incremento na qualificação exigida pela Capes. Esse avanço em qualidade ficou evidente quando o CTC, em sua 114ª reunião, recomendou também o curso de Doutorado, em dezembro de 2009. Deste modo, a USJT foi a primeira instituição particular do Estado de São Paulo a oferecer, em seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, os dois níveis de formação: Mestrado e Doutorado.

Formação de docentes para o Ensino Superior e de pesquisadores com competência para atuar no desenvolvimento da Educação Física, especializados e com aprofundamento dos conhecimentos, tanto específicos em Educação Física como de outras áreas que permeiam seu desenvolvimento. Dessa maneira, vislumbramos a possibilidade de contribuir para a formação de melhores professores universitários, além de ampliar a produção científica em EF.

Buscar o estabelecimento de protagonismo como Instituição privada no âmbito da Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física do País, formado majoritariamente por Instituições públicas.

O PGEDF-USJT tem por objetivo produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos em Educação Física e formar recursos humanos com competência para participar, de forma autônoma, dessa produção e da divulgação das pesquisas, em âmbito local, nacional e internacional. Outro objetivo fundamental do programa é formar profissionais para a atuação crítica e investigativa em cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física.

Pós Doutorado

O Programa conta sempre com doutores realizando Estágio de Pós Doutoramento em Educação Física, um dos quais recebendo bolsas do Programa Nacional de Pós Doutorado-PNPD da Capes. Esses estágios favorecem o desenvolvimento de pesquisas relevantes nos laboratórios e o aumento de produção qualificada nas Linhas de Pesquisa. Sete doutores já realizaram seus estágios e colaboraram com a produção do Programa.

Convênio Internacional

O convênio interinstitucional com a Universidade de Birmingham no Reino Unido. Esse convênio propiciou a implementação do Projeto Empowering Coaching Brasil em 2019, com a USJT sendo o representante exclusivo no Brasil para o desenvolvimento desse projeto, tendo como Tutores credenciados os professores Dra. Maria Regina Ferreira Brandão e Dr. Marcelo Callegari Zanetti.

Intercâmbios Interinstitucionais e Mobilidade Discente

Informações para contato:

Endereço: Rua Taquari, 546, Bloco 2C, Mooca, São Paulo/SP, CEP 03166-000

Telefone: 11 2799-1946 / 11 2799-1984

E-mail: ppgeducacaofisica@saojudas.br

Siga-nos nas redes sociais!

Instagram | Youtube 

Receba a nossa Newsletter

    .