Acessibilidade: A A

O exame de proficiência em língua estrangeira é realizado semestralmente, sob responsabilidade da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade São Judas. O objetivo do exame de proficiência em língua estrangeira é avaliar se o aluno está apto a ler, compreender e traduzir um texto escrito da área de conhecimento, escrito originalmente em outra língua. O exame pode ser feito nos idiomas inglês, francês, italiano e alemão, sendo inglês o preferencial. O discente deve realizar o exame de proficiência em língua estrangeira antes de sua qualificação.

Os alunos deverão realizar exame de proficiência em idioma estrangeiro, dentre as opções previamente indicadas no(s) Regulamento(s) de cada Programa:

Regulamento Doutorado– Educação Física

Regulamento – Exame de Proficiência

Qual a estrutura da prova?
A prova tem questões objetivas e questões dissertativas. Na parte objetiva da prova, as questões de compreensão de textos poderão ser de vários formatos: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, preenchimentos de lacunas, dentre outras. Na parte dissertativa da prova, o candidato será solicitado a responder, em português, perguntas de compreensão de textos e a fazer uma breve tradução ou resumo. Os textos são específicos para cada programa da Pós-Graduação da USJT e não para cada linha de pesquisa do candidato. O candidato que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) estará aprovado.

Qual é a nota para aprovação?
A nota do candidato será divulgada em forma de conceitos: suficiente ou insuficiente. Não serão divulgadas as notas dos alunos.

Qual a duração da prova?
A duração da prova é de 06 horas para todos os programas.

É permitida a consulta a dicionários?
É facultada consulta a dicionários impressos bilíngues ou monolíngues durante a realização da prova. Livros de gramática, apostilas, anotações particulares, aparelhos de celular e dicionários eletrônicos não são permitidos.
A troca de dicionários entre os candidatos é expressamente proibida.

Quando são realizadas as provas?
A prova será realizada semestralmente, de preferência nos meses de maio e outubro.

Quando é divulgado o resultado da prova?
O resultado da prova será encaminhado à Coordenadoria de Pós-Graduação da USJT um mês após a realização da prova.

Serão validados exames de outras instituições?
Poderão ser aceitos certificados de proficiência em língua inglesa emitidos por instituições de outros países conforme:
FCE – First Certificate in English
CAE – Certificate of Advanced English
CPE – Certificate of Proficiency in English
TOEFL – Test of English as a Foreign Language (mínimo 550 pontos no teste paper-based ou 213 pontos no teste computer-based)
IELTS – International English Language Testing System (mínimo: 6,0 Overall Band)
DOS RECURSOS

Existem cursos preparatórios para a prova de proficiência?
Não há um curso preparatório para essa prova. O Laboratório de Línguas da USJT (CEAM – Learning Center), oferece o curso Inglês Instrumental regularmente. A divulgação de inscrições e turmas são divulgadas na página do Laboratório.

Contato: learningcenterusjt@gmail.com

Das Inscrições:
A inscrição para a prova será efetuada em formulário encaminhado pela Coordenadora de Pós Graduação.

  • Alunos estrangeiros deverão mostrar proficiência também em Língua Portuguesa, excetuados alunos estrangeiros lusófonos.
  • A aprovação em exame de proficiência de outro Programa oficialmente reconhecido poderá ser aceita, a critério do Colegiado do Programa.
  • As solicitações de equivalência ao exame de proficiência na forma de Certificados de Proficiência em idioma estrangeiro poderão ser aceitas, conforme o disposto no Regulamento dos Exames de Proficiência para os Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu.

A oferta do Exame de Proficiência é semestral e sua realização, e consequente aprovação, é requisito para a realização do Exame de Qualificação. A data será  informada pela Coordenadoria de Pós-Graduação, através de e-mail.

Receba a nossa Newsletter

    .