Acessibilidade: A A
Docente Permanente Aylton Figueira Junior
Formação Acadêmica

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação e Cultura do ABC (1988) e Pós-Graduação em Fisiologia e Bioquímica do Exercício pelo Instituto de Medicina Deportiva de Cuba (1991). Estágio na School of Health Science da Universidade de Toronto (1994), Laboratório de Kinanthropometry and Biodinamics. Concluiu o Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP com ênfase em Adaptação Humana, Atividade Física e Saúde, tendo estudado a relação entre o nível de atividade físicas e a prevalência de doenças metabólicas e cardiovasculares em adolescentes e adultos, considerando os aspectos ambientais, sociais e indicadores do estilo de vida.

Projeto de Pesquisa

Tem estudado o efeito do exercício de força no gasto calórico, resposta cardiovascular em adultos. Professor convidado do Curso de Mestrado em Fisiologia Clínica do Exercício – Universidad Mayor – Chile.

Nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Física atua nas linhas “Promoção e Prevenção em Saúde” , “Atividade Física e Disfunções Orgânicas” e “Fenômeno Esportivo”.

ORCID

Campos de Orientação
  • Prevalência de fatores de risco e nível de atividade física em diferentes fases da vida;
  • Nível de atividade física em mulheres portadoras de câncer de mama;
  • Respostas fisiológicas e metabólicas em diferentes sistemas de treinamento: papel da periodização;
  • Respostas metabólicas e ajustes cardiovasculares em treinamento de força.
Grupos de Pesquisa:

Grupo de Estudos em Treinamento, Atividade Física e Saúde

Docente Permanente Bruna Gabriela Marques
Formação Acadêmica

Possui Doutorado, Mestrado, Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Universidade São Judas – USJT. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Mestrado em Educação Física na USJT. Na extensão coordena o Projeto Sênior para a Vida Ativa da USJT. Tem experiência na área de Educação Física atuando, principalmente, com temáticas relacionadas a envelhecimento, saúde pública, educação popular em saúde e Fotovoz.

Projeto de Pesquisa

Na pós-graduação integra as linhas de pesquisa “Estudos socioculturais e pedagógicos da Educação Físicae “Promoção e Prevenção em Saúde”.

 ORCID

Campos de Orientação

Desenvolve estudos referentes a Educação Física, Educação, Envelhecimento e Pesquisas participativas e colaborativas.

Grupos de Pesquisa:
GREPES – Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior
Docente Permanente Elisabete Dos Santos Freire | Vice Coordenadora
Formação Acadêmica

Graduada e Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas. É vice coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas e professora nos cursos de Pós-graduação e de graduação em Educação Física. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica

Projeto de Pesquisa

Principal projeto de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo.

Orcid

Campos de Orientação

Orienta também estudos vinculados a três outros projetos:

  • Educação Física, Atuação e Formação profissional;
  • Prática Pedagógica em Educação Física Escolar;
  • Inclusão e Diferença, todos na linha de pesquisa “Estudos socioculturais e pedagógicos da Educação Física”.

Grupos de Pesquisa:
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Física, Escola e Currículo

Docente Permanente Érico Chagas Caperuto
Formação Acadêmica

Graduado em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências (Fisiologia Humana) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e Doutor em Biologia Celular e Molecular também pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Professor da Universidade São Judas no Curso de Educação Física e nos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física e Ciências do Envelhecimento. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos cursos de Educação Física e Fisioterapia. Nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Física.

Projeto de Pesquisa

Atua nas linhas de pesquisa “Atividade Física e Disfunções Orgânicas”, “Fenômeno Esportivo” e “Promoção e Prevenção em Saúde”.

ORCID

Campos de Orientação
  • Metabolismo e bioquímica do exercício e do esporte;
  • Suplementação alimentar e metabolismo no exercício e no esporte.

Grupo de Estudos:

GEPAME – Grupo de Pesquisa Aplicada ao Metabolismo do Exercício

Receba a nossa Newsletter

    .